O “Theremin”, ou em português, “teremim”, é um dos primeiros instrumentos completamente eletrônicos da história da música. Talvez muitos ainda não tenham ouvido falar neste aparelho, mas é quase certo que já tenham ouvido os sons espaciais do Theremin em diversas composições musicais por aí.
O equipamento leva o nome de seu criador, o russo Léon Theremin (nome verdadeiro Lew Sergejewitsch Termen), e foi inventado pelo físico por volta de 1920, na antiga União Soviética. Em 1930 Léon também participou, ao lado do compositor americano Henry Cowell, da criação da primeira bateria eletrônica do mundo: a Rhythmicon. O instrumento foi fundamental para o desenvolvimento das mais bem sucedidas drum machines da história, como a Roland TR-808 (final da década de 80).
Com um desenho minimalista e uma forma de execução totalmente à parte dos instrumentos convencionais, o som monofônico e agudo do Theremin é produzido pela combinação de dois osciladores de radiofrequência. Possui ondulações bem marcadas e timbres inconfundíveis, similares a vozes femininas do tipo soprano quando entoam óperas. O resultado é algo que parece ter vindo direto de orquestras interplanetárias.